data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
A prefeitura de Santa Maria publicou na tarde desta segunda-feira um novo decreto com ainda mais restrições de serviços na cidade durante a pandemia do coronavírus. A partir da meia-noite desta quarta-feira, 25 de março, a construção civil e as indústrias de Santa Maria deverão paralisar totalmente as suas atividades. Ambos setores deverão manter de sobreaviso equipes mínimas para atender eventuais requisições do poder público.
Por que é tão importante ficar em isolamento durante a pandemia do coronavírus?
As exceções são para as atividades de infraestrutura relacionadas às atividades essenciais, como obras em em estabelecimentos de saúde e capelas mortuárias, e indústrias alimentícias e as de produção de equipamentos e insumos que garantam o funcionamento de serviços essenciais.
Já os supermercados, fruteiras e padarias deverão funcionar somente das 8h às 20h. Nesses locais, será autorizado o ingresso de somente uma pessoa por família por vez para realizar as compras. A responsabilidade desse controle é de cada estabelecimento.
As farmácias seguem funcionando, mas só podem atender duas pessoas por vez. O controle também é responsabilidade de cada empresa.
Ainda segundo o decreto, podem funcionar, somente em regime de plantão, serviços de manutenção, reparos ou de consertos de veículos, pneumáticos, elevadores e de outros equipamentos essenciais ao transporte, à segurança e à saúde, bem como à produção, industrialização, transporte e conservação de alimentos e produtos de higiene.
As agências bancárias poderão seguir o funcionamento, com no máximo 30% do total de servidores de cada agência de forma presencial, para o atendimento de usuários e beneficiários de programas. Aquelas que não prestarem atendimentos essenciais deverão permanecer fechadas para atendimento presencial.
O comércio está fechado desde o último sábado e deve seguir assim por duas semanas.
Vacinação contra a gripe é suspensa temporariamente em Santa maria
TRANSPORTE PÚBLICO
O transporte público também tem restrições. A partir desta terça-feira,o público em geral será barrado, exceto se comprovar que trabalha em serviços essenciais, como farmácias, hospitais e mercados e idosos com cartão SUS. Será exigido a apresentação de crachá.
Os horários de funcionamento serão
- das 6h às 9h
- das 11h às 14h
- das 17h às 21h
O QUE PODE ABRIR
- Farmácias;
- Supermercados, indústria alimentícia e congêneres, tais como fruteiras, padarias, restaurantes, bares com alimentação e lancherias,
- Unidades de saúde, clínicas de atendimento de serviços de saúde, clínicas de vacinas e estabelecimentos hospitalares;
- Postos de combustíveis e lojas de conveniência, devendo ficar ventiladas;
- Distribuidoras de água, gás e distribuidoras de energia elétrica e saneamento básico;
- Clínicas veterinárias em regime de emergência e para venda de rações e medicamentos;
- Serviços de telecomunicações e de processamento de dados ligados a serviços essenciais;
- Órgãos de imprensa em geral;
- Serviços de coleta de lixo e limpeza;
- Serviços de segurança privada;
- Transporte através de fretamento privado para viabilizar o funcionamento dos serviços considerados essenciais, e serviços de táxis;
- Serviços de infraestrutura;
- Estação rodoviária, aeroporto, hotéis e pousadas, desde que respeitada a circulação e atendimento às questões de saúde pública;
- Lavanderias e serviços de higienização;
- Serviços de tele-entrega;
- Serviços laboratoriais;
- Serviços bancários, somente para o atendimento presencial de usuários e beneficiários de programas